terça-feira, 28 de abril de 2015

As Telas Largas do Largo

Pego o controle mudo de canal, Babilônia, Csi, Tá no Ar... CANSEI! FUNÇÃO - Smart – Youtube – Pesquisar -  L-a-r-g-o-d-a-C-a-r-i-o-c-a – Enter.




Ao digitar largo da carioca as telas de baixa resolução me territorializam na Web. E com um simples clique me deparo com a identidade de um espaço geográfico: o largo da carioca.
Com uma simples pesquisa somos transportados para a representação da realidade do local através das telas de um simples dispositivo tecnológico que carregamos no bolso. O que levanta a questão sobre como a evolução da técnica contribui na interação, transformação e registro do espaço.
André Lemos em seu texto cultura da mobilidade diz que a mobilidade ampliada potencializa/afeta tanto a dimensão física quanto a informacional, assim como Milton Santos, no primeiro capítulo de seu livro a natureza do espaço, cita Fel ao expor: “Toda paisagem habitada pelos homens traz a marca de suas técnicas”.
No caso do Largo da Carioca sua característica de servir como palco para músicos e artistas de rua é evidenciada em grande parte dos registros mais acessados.
Desde a Magali dançarina que até então tem cerca de 1,5 milhões de acessos:


Até os meninos da banda Dominga Petrona que marcam presença no local quase semanalmente:


Também encontramos um documentário dos anos 80 sobre a emergência do movimento “Hip Hop” no local, o que não observamos atualmente. Esse vídeo é a prova do registro histórico de movimentos que ajudaram a moldar a característica do espaço no decorrer do tempo.




Assim através da técnica junto a tecnologia o homem cria, transforma e produz o espaço. 
Para finalizar o vídeo do topo da pesquisa desse território físico no mundo virtual:

A música do Cantor Zeca Pagodinho composta anos antes da criação do youtube que narra tudo o que os vídeos afirmam.

"Quem passa pela Carioca 
E não conhece aquele alvoroço 
Parece um angú de caroço 
No Largo vai se amarrar 
É gato vendido por lebre 
Tem tanta gente lá 
Querendo se arrumar 
De tudo acontece naquele lugar[...]"

Nenhum comentário:

Postar um comentário